15,3 milhões de consumidores devem ir às compras de Natal na última hora

15,3 milhões de consumidores devem ir às compras de Natal na última hora

Data de publicação: 21/12/2023

Pesquisas



CDL Cachoeiro

Busca por promoções, 13º salário e falta de tempo são as principais desculpas dos “atrasadinhos”; falta de planejamento pode trazer prejuízo financeiro para quem deixou para a última hora

Boa parte dos consumidores brasileiros deve manter a tradição de deixar as compras de Natal para a última hora. Um levantamento realizado nas 27 capitais do Brasil, pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 15,3 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 11% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

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Para 50% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora. Outros 27% disseram que estão esperando o pagamento dos seus rendimentos ou da 2ª parcela do 13º salário e 20% alegam a falta de tempo.

“O ideal é sempre fazer as compras com antecedência para que o consumidor tenha tempo de pesquisar e negociar, além de uma maior oferta de variedade e preços de produtos. Mas para quem deixou para a última hora, é importante se manter atento aos valores dos presentes e não extrapolar os gastos. O recomendado é preparar uma lista de todos os presenteados, estipular o quanto se pode gastar e sair de casa sem se deixar levar pelas emoções na hora dos gastos. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

METODOLOGIA
Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.
Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.
Tamanho amostral da Pesquisa: 755 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no Natal. Em seguida, continuaram a responder o questionário 633 casos, que tinham a intenção de comprar presente no Natal. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,6 p.p e 3,9 p.p para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: 19 a 27 de outubro de 2023.

Por: Marina Barbosa 
Fonte: Varejo S.A 

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