Banco Central anunciou hoje (29) o lançamento de uma cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará.

A previsão é de que a nova nota entre em circulação a partir do fim de agosto, com estimativa de serem impressas 450 milhões de cédulas neste ano, com volume financeiro equivalente a R$ 90 bilhões, informou a autarquia.

Cada cédula terá valor aproximado de US$ 39.

Segundo a diretora de Administração do BC, Carolina de Assis Barros, a autoridade monetária solicitou ao Conselho Monetário Nacional o valor de R$ 113,4 milhões para impressão de 450 milhões de cédulas de R$ 200 e de 170 milhões de cédulas de R$ 100.

Sobre as circunstâncias do lançamento, a diretora disse que a autarquia julga o momento oportuno pelo entesouramento causado pela pandemia de Covid-19 e, consequentemente, aumento na demanda de numerários. “Quando somamos os efeitos do entesouramento à importância que o dinheiro tem na sociedade, as cédulas ainda são a base das nossas transações”.

Segundo a pesquisa do Banco Central de 2018 “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, 60% das pessoas utilizam cédulas de papel como forma de pagamento mais frequente, com dados de 2018.

“De março a julho desse ano, a quantidade de papel moeda em poder do público aumentou em 61 bilhões. Isso é todo o papel moeda que o banco central emitiu, menos o encaixe dos bancos — tudo o que as instituições mantêm em caixa para fazer frente às retiradas dos clientes”.

Segundo ela, a cédula está em fase final de testes de impressão, e, em razão de medidas de segurança, elementos e características da nova nota não serão revelados até o lançamento oficial, previsto para ocorrer ao fim do mês de agosto, a ser seguido por uma campanha de utilidade pública para uso da cédula.

O lobo-guará foi escolhido tendo como base uma pesquisa de 2001 do BC com a população com o objetivo de identificar quais espécimes da fauna os participantes gostariam de ver representados nas cédulas.

Em primeiro lugar veio a tartaruga marinha, utilizada na cédula de 2 reais, sendo seguida pelo mico leão dourado, incorporado na nota de 20 reais. O lobo-guará foi o terceiro animal mais votado e será retratado em uma nova cédula quase 20 anos depois da pesquisa.