Ampliação do aeroporto de Cachoeiro é prioridade

Data de publicação: 20/04/2023

Cachoeiro

O valor do investimento para a execução da obra está estimado em cerca de R$ 100 milhões.

O aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim é o próximo a ser ampliado no Espírito Santo. A promessa é compartilhada entre o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França. Ambos reafirmaram a disposição na última sexta-feira, durante a solenidade de inauguração do Aeroporto regional de Linhares.

"O presidente Lula nos encomendou 100 aeroportos regionais e já estamos entregando o primeiro. Agora faltam 99. O presidente disse que este seria o primeiro aeroporto, porque o governador Casagrande sabe fazer obra e faz rápido. A partir do segundo semestre, vamos iniciar um programa de passagens aéreas a R$ 200,00 por trecho. Queremos mais pessoas voando, para isso é preciso ter mais aeroportos regionais. O governador nos pediu a ampliação do aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim e vamos fazer", declarou Márcio França.

A prioridade para Cachoeiro já havia sido abordada por Casagrande em 25 de março, data em que esteve no município, que completava 156 anos de emancipação, para assinatura de ordens de serviço e inauguração de obras. "Nos próximos meses, vamos publicar o edital da ampliação do Aeroporto Municipal", assegurou.

A expectativa é que, com as obras, a exemplo de Linhares, o aeródromo cachoeirense se torne apto a receber voos comerciais de passageiros. Atualmente há apenas voos particulares.

PROJETO

O projeto de reforma e ampliação desenvolvido pela Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) está pronto desde fevereiro, quando foi apresentado ao prefeito Victor Coelho (PSB).

O valor do investimento para a execução da obra está estimado em cerca de R$ 100 milhões, podendo variar após a definição do tipo, tamanho e capacidade das aeronaves que devem ter autorização para pousos e decolagens no aeroporto.

O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros e a ampliação da pista de pouso e decolagem, o que já permitiria receber aeronaves bimotoras de médio porte.

De acordo com o prefeito Victor Coelho, a previsão é de que o edital de licitação para contratação da empresa executora da obra seja publicado ainda em 2023.

"Estamos muito animados com o projeto que vai transformar a realidade de quem precisa sair ou chegar em Cachoeiro. É realmente um grande passo para atrair mais investimentos para o nosso município e acelerar, cada vez mais, o desenvolvimento econômico regional", destacou à época.

LINHARES

Inaugurado na última sexta-feira pelo governador e o ministro, o aeroporto de Linhares é o primeiro regional entregue pela atual gestão federal. As instalações agora têm capacidade para receber voos comerciais de até 150 passageiros. A nova pista do aeroporto, que possui 1.860 metros de extensão, recebeu a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), possibilitando a ampliação de sua capacidade operacional. A obra foi realizada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

O Governo do Estado e a Prefeitura de Linhares avaliam uma proposta para que a administração do Aeroporto seja feita pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), trazendo mais qualificação à gestão e sua viabilidade econômica.

Além da expansão da pista, o Aeroporto também recebeu obras de ampliação e reforma do terminal de passageiros, que agora tem 735 metros quadrados, nova fachada, reformulação das áreas internas e estacionamento. O Governo do Estado também adquiriu e instalou o PAPI, equipamento de auxílio para pousos, exigido pela Anac para operação de aeronaves a jato.

Redação FATO
Fonte: https://www.jornalfato.com.br/cachoeiro/ampliacao-do-aeroporto-e-prioridade-em-cachoeiro,427834.jhtml