Comércio capixaba registra saldo positivo acima da média nacional

Data de publicação: 18/04/2023

O levantamento aponta, ainda, que sete dos 11 segmentos analisados registraram alta nas vendas no mês de janeiro, entre eles livros, jornais, revistas e papelaria (+58,9%); material de construção (+38,8%) e outros

O Espírito Santo iniciou o ano de 2023 com saldo positivo nas vendas do comércio e crescimento acima da média nacional. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE e analisada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) – entidade que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) -, apontou alta de 8,8% nas vendas em janeiro de 2023, em relação a dezembro de 2022, no comércio restrito; e de 6,6% no ampliado – que inclui os setores de veículos e materiais de construção. No Brasil, o comércio restrito cresceu 3,8% e o ampliado 0,2%.

De acordo com a análise, o crescimento no comércio restrito foi recorde para um mês de janeiro na série histórica, assim como aconteceu no Brasil. Já no comércio ampliado, quando comparado a janeiro de 2022, o Estado foi destaque entre as unidades da federação, com alta de 14,1%. Vale ressaltar que essa é a primeira divulgação após a reestruturação das pesquisas conjunturais do IBGE, com atualizações que incluem uma nova amostra de empresas, inclusão e exclusão de atividades, e alterações nos pesos dos produtos.

O levantamento aponta, ainda, que sete dos 11 segmentos analisados registraram alta nas vendas no mês de janeiro, entre eles livros, jornais, revistas e papelaria (+58,9%); material de construção (+38,8%); equipamentos e materiais para escritório (+36,1%); veículos, motocicletas, partes e peças (+24,3%); combustíveis e lubrificantes (+15,1%); atacado especializado em alimentícios, bebidas e fumo (+9,3%); e hipermercados e supermercados (+8,5%).

Os segmentos que registraram retração no período foram tecidos, vestuário e calçados (-6,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (-6,2%); móveis e eletrodomésticos (-4,2%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,8%).

Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 132 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 683 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

Por Redação
Fonte: https://aquinoticias.com/2023/04/comercio-capixaba-registra-saldo-positivo-acima-da-media-nacional/