Como a tecnologia pode melhorar a eficiência das entregas?

Data de publicação: 22/02/2024

Inovação e Tecnologia

É essencial que empresas reforcem investimentos em recursos tecnológicos modernos para garantir a melhor experiência de envio.

No mundo atual, em que a agilidade e a experiência do cliente são pontos-chaves para o sucesso de qualquer negócio, a tecnologia desempenha papel essencial na reformulação das operações logísticas. Segundo pesquisa recente da Salescycle, 81% dos consumidores abandonam compras on-line e um dos principais motivos diz respeito a prazos muito longos para receber o pedido. Assim, é essencial que empresas reforcem investimentos em recursos tecnológicos modernos para garantir a melhor experiência de envio.

Omnichannel em foco
O caminho para aprimorar todo o processo, economizar e elevar a satisfação do cliente é investir no omnichannel. O uso de um dashboard específico coordena e gerencia a logística de entrega em diversos canais de maneira integrada, garantindo eficiência operacional e mais: que o consumidor fique satisfeito em todas as etapas do processo.

Inteligência de dados
A abordagem data-driven não apenas aprimora a visibilidade e o controle sobre as operações, mas também permite a identificação de padrões, previsão de demanda e implementação de medidas proativas para reduzir custos e melhorar a qualidade do serviço, impulsionando, assim, a competitividade e a satisfação do cliente mais uma vez.

Controle das rotas
O sistema de roteirização de última milha é a solução definitiva para otimizar operações de envio e levar a logística para um novo patamar de eficiência. Com acesso a dados geográficos precisos e algoritmos avançados, o sistema calcula rotas sob medida que consideram todos os fatores relevantes, desde distâncias até restrições de tráfego e janelas de tempo.

Criptografia e app com QR Code na coleta
Medidas rigorosas de autenticação e criptografia permitem que cada coleta seja realizada com tranquilidade. Além disso, um sistema via app com QR Code otimiza todo o processo e proporciona uma camada adicional de proteção.

Em resumo, investir em tecnologia impacta diretamente a reputação da marca. Cada envio é considerado crucial, pois está conectado a todos os aspectos do negócio, desde a experiência do consumidor até a eficiência operacional e a imagem da empresa. Por isso, é importante assegurar que cada remessa seja tratada com dedicação e precisão.

Por: Vinicius Pessin* CEO da logtech Eu Entrego
Fonte: Varejo S.A.