Deixe a manutenção da sua loja em dia

Deixe a manutenção da sua loja em dia

Data de publicação: 03/04/2023

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CDL Cachoeiro

A arquiteta Mariana Mares dá dicas para o varejista realizar as manutenções técnicas periódicas do negócio, e evitar prejuízos e não perder os investimentos

Dê atenção especial à iluminação, pois interfere na forma como os clientes veem o produto

Manter um estabelecimento vai muito além da parte estética e comercial, envolve cuidado e atenção aos pequenos e grandes detalhes. Para evitar adversidades e possíveis prejuízos – como perder os investimentos feitos em equipamentos e design de interior –, o lojista precisa ficar atento e realizar de maneira correta e periódica a manutenção da loja.

A arquiteta Mariana Mares, da Oceano Arquitetura, explica que “existem dois tipos de estabelecimentos – os secos, que seriam as lojas que não comercializam alimentos; e os molhados, empreendimentos voltados para alimentação –, e cada um demanda uma manutenção específica”.

Conversei com a especialista em espaços comerciais e separei algumas dicas para auxiliar os lojistas a fazerem as manutenções periódicas do seu espaço físico. Confira:

Lojas secas
É preciso realizar revisões gerais da loja de uma a duas vezes por ano. Verifique:

  • Parte elétrica: cheque a fiação, o quadro de luz, a própria iluminação interna e externa e os disjuntores e os fusíveis, garantindo que nada queime, caso ocorra uma instabilidade no fornecimento elétrico;
  • Iluminação: garanta que a loja tenha sempre a luz de emergência carregada;
  • Pintura: como as lojas têm muito trânsito de pessoas, a pintura costuma desgastar. Em contrapartida, é um item barato de realizar a manutenção.

Lojas molhadas
As lojas molhadas precisam de mais atenção: a manutenção geral do estabelecimento deve ocorrer a cada três meses. Fique de olho em:

  • Sistema de exaustão: deve ser limpo periodicamente a fim de evitar problemas, como incêndios, já que ali acumula gordura;
  • Parte elétrica: precisa estar em dia, especialmente porque um estabelecimento molhado, por vender alimentos, usa mais equipamentos elétricos. A rede elétrica deve estar preparada para receber tamanha demanda;
  • Equipamentos: os aparelhos elétricos e eletrônicos, sobretudo os usados na preparação dos alimentos, também precisam ser revisados;
  • Esgoto e a caixa de gordura: merecem atenção especial e devem ser verificados e limpos de acordo com a necessidade deles.
Nas lojas, banheiros, provadores e corredores devem ter espaço adequado para o giro de cadeiras de roda

Outras dicas
Mariana Mares também listou alguns cuidados com relação à acessibilidade, segurança e experiência do usuário dentro da loja. As dicas valem para os dois tipos de estabelecimento. No entanto, a arquiteta lembra que antes de aplicá-las, o lojista precisa conhecer o seu público e saber quais são suas necessidades e dores. “Com isso, fica mais fácil realizar as implementações necessárias”, ressalta.

Segurança
Pensando na segurança do cliente dentro da loja, invista em:

  • Boa iluminação interna e externa;
  • Sistema de monitoramento (de preferência um que possa ser acessado a distância);
  • Alarme.

Acessibilidade
Para que a loja seja acessada pela clientela facilmente, aposte em:

  • Movimentação: cuidado para não criar barreiras que impeça a livre movimentação no espaço;
  • Desníveis: sinalize os degraus e desníveis;
  • Mobiliário: invista em qualidade e capacidade de receber todos os públicos;
  • Banheiros e provadores: o espaço deve ser adequado para giro de cadeiras de roda e o suficiente para que o cliente se sinta confortável e possa realizar todas as necessidades. Banheiros devem ter ainda sensor de luz, barras de segurança e trocador para crianças pequenas.

Experiência do usuário
A experiência do usuário precisa ser agradável dentro da sua loja. Este conceito deve ser levado em consideração na hora de projetar o ambiente do seu negócio. Uma fachada diferenciada também ajuda a atrair o cliente e faz com que quebre a primeira barreira: entrar na sua loja. Com o consumidor dentro do negócio, o próximo passo é distribuir adequadamente os seus produtos. Isso influenciará o caminho que fará na loja até chegar ao produto destaque (aquele que viu na vitrine).

Quando considerada a acessibilidade e a experiência de consumo, deve-se:

  • Evitar muitos móveis expositores, pois pode atrapalhar na circulação;
  • A iluminação conta muito na hora de escolher um produto, pois interfere na forma como os clientes veem o produto. Por isso, dê atenção especial a este aspecto, e verifique com um arquiteto qual é a iluminação mais adequada para o seu tipo de empreendimento.

 

Edição: Fernanda Peregrino
Por: Gabriella Tomaz
Fonte: https://cndl.org.br/varejosa/deixe-a-manutencao-da-sua-loja-em-dia/

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