DEPUTADO DR. BRUNO RESENDE LANÇA EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM A FRENTE PARLAMENTAR PELO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO SUL CAPIXABA

Data de publicação: 15/12/2023

O deputado é presidente da Frente e defende um planejamento estratégico para aquecer o comércio e a economia regional como um todo

O deputado estadual Dr. Bruno Resende, presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico do Sul Capixaba, fez o lançamento da Frente nesta quinta-feira (14) na CDL de Cachoeiro de Itapemirim, em evento que contou com a participação de lideranças empresariais e políticas locais e do secretário estadual da Fazenda, Benício Costa.

Dr. Bruno destacou a defasagem histórica dos investimentos no Sul do Estado, em comparação com a região Norte, que conta com incentivos da Sudene.

O deputado citou os investimentos previstos para todo o Espírito Santo, divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves no início do mês: serão R$ 65 bilhões em investimentos públicos e privados até 2027.

Dr. Bruno ressaltou a necessidade de um direcionamento para o Sul Capixaba, para equilibrar o desenvolvimento estadual, com a criação de um grupo de trabalho para avaliar a questão.

Planejamento para o Sul

“Quero primeiro destacar a importância do comércio, que distribui riqueza e está puxando o crescimento da economia capixaba, como mostram os números do Instituto Jones. Os investimentos anunciados são muito positivos, mas vemos uma disparidade histórica, com o Norte contando com a Sudene e o Banco do Nordeste”, disse Dr. Bruno.

“Considero muito positivo que o Norte atraia esses investimentos, mas Cachoeiro e a região Sul não podem ser coadjuvantes. Mais de 90% dos recursos estão concentrados na região litorânea. A região de Cachoeiro, o Centro Sul e o Caparaó receberão pouco. A ideia e criarmos um grupo de trabalho para tornar o Sul mais atrativo”.

Decisões de investimentos

O secretário da Fazenda, Benício Costa, relatou ser filho de comerciantes de Alfredo Chaves, valorizando essa atividade econômica. Na apresentação na CDL de Cachoeiro, ele argumentou que nem sempre os incentivos fiscais são determinantes na decisão do investidor.

“Muitas vezes pesam fatores como a cadeia logística, a topografia, a necessidade de terrenos planos e a mão de obra. Para garantir o investimento da Suzano em Cachoeiro, por exemplo, precisamos liberar 800 milhões de reais em crédito presumido, mas temos também as limitações legais, nem sempre conseguimos fazer tudo”, disse o secretário.

O secretário também explicou a necessidade do recente reajuste do ICMS no ES, frente à reforma tributária:

“Quase todos os Estados do Brasil aumentaram o ICMS por causa da transição da reforma, que prevê a redistribuição do novo IBS em função da arrecadação dos próximos 4 anos. Se o Espírito Santo não fizesse esse ajuste na alíquota modal, perderíamos entre 20 e 25 bilhões em receita nos próximos anos”.

Lideranças empresariais

O presidente da CDL de Cachoeiro, Celso Costa, apoiou a criação de um grupo de trabalho, sugerida pelo Dr. Bruno, para impulsionar o crescimento do Sul e se colocou à disposição para colaborar.

O presidente da Acisci – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim, Ruberval Rocha, afirmou que compreende a realidade dos números apresentados pela Fazenda, mas ressaltou a necessidade de uma ação urgente para tornar o Sul mais atrativo, considerando que grandes investimentos previstos, como o Porto Central e o ramal ferroviário da Vale, são investimentos de médio e longo prazos.

No encerramento, o deputado Dr. Bruno Resende destacou que o encontro foi um pontapé inicial para a mobilização em torno do desenvolvimento do Sul Capixaba.

Também participaram do evento Ricardo Dalfior, diretor da FACIAPES; Antônio Carlos Freitas Junior, presidente do MESSES; Caio Dillen, representante do Instituto Mais Líderes, além de vereadores, ex-prefeitos e outras lideranças políticas e empresariais do Sul.

André Hees
(27) 99989.2703