10 setores em alta para empreender em 2025

10 setores em alta para empreender em 2025

Data de publicação: 24/01/2025

Segmentos mais buscados em 2024 refletem interesse crescente de empreendedores para este ano, segundo o Sebrae



CDL Cachoeiro

Empreender é o sonho de seis em cada 10 brasileiros, de acordo com o relatório mais recente da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizado com o apoio do Sebrae. Mesmo com os desafios de gerenciar um negócio próprio, a autonomia e independência do empreendedorismo atraem mais de 51 milhões de adultos no Brasil, que veem o empreendedorismo como um dos principais objetivos de curto prazo.

Esse desejo se intensifica entre dezembro e janeiro, quando muitas pessoas definem metas para o ano que começa. Transformar essas metas em realidade depende de pesquisas de mercado detalhadas e da escolha de setores em alta, alinhados às habilidades e interesses dos futuros empreendedores.

Segundo Luciana Macedo, gestora nacional do Sebrae, os setores promissores de 2025 serão uma extensão das tendências de 2024, devido ao tempo necessário para mudanças significativas no mercado. Modelos de negócios inovadores continuarão a se destacar, seja na forma de vendas físicas, digitais ou híbridas.

Luciana lidera a plataforma Ideias de Negócio do Sebrae, que há mais de 10 anos disponibiliza materiais educativos, como e-books e manuais, para capacitar novos empreendedores. A plataforma aborda mais de 400 segmentos, oferecendo orientações práticas sobre aspectos jurídicos, localização, equipamentos e estimativas de investimento inicial.

O levantamento do Sebrae aponta que as principais oportunidades em 2025 estarão em negócios que exigem baixo investimento inicial e apresentam alta rentabilidade, incluindo:

  1. Corretor de imóveis
  2. Designer gráfico
  3. Distribuidora de bebidas
  4. Escritório de consultoria
  5. Fábrica de produtos de chocolate
  6. Loja de cosméticos e perfumaria
  7. Papelaria
  8. Imobiliária
  9. Pet shop
  10. Agência de viagens

Luciana também destaca setores que permitem trabalho remoto e horários flexíveis, favorecendo quem busca complementar a renda. A tendência por negócios digitais, impulsionada pela pandemia, permanece forte, reduzindo a necessidade de espaços físicos.

Um exemplo prático vem da Dbout Mídia, que opera remotamente desde sua fundação. “Trabalhamos com liberdade geográfica e foco nos resultados. Atualmente, contamos com 30 colaboradores e mais de 200 clientes, graças a esse modelo estratégico,” explica Luís Parrela, CEO da empresa.

Fonte: CNN Brasil

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